Instalando Laravel 5 na DigitalOcean

Fala pessoal, este post é mais para tirar dúvidas de algumas pessoas que tem me procurado com problemas na instalação do Laravel em Web Hosts que são bem limitados quanto a recursos e versão do PHP.

Alguns pontos sobre os pré-requisitos do Laravel (Até versão 5.1):

  • PHP >= 5.4
  • MCrypt PHP Extension

Não irei passar por nenhuma parte de segurança, (Firewall, acesso, etc), apenas o básico de configuração:

  • Distribuição: Ubuntu 14.04;
  • Web Server: Nginx;
  • PHP Extensions: PHP-MYSQL, PHP-FPM, PHP-CLI, PHP-MCrypt;
  • Databases: MySQL;
  • Outros: Git;

Setup

A primeira coisa que precisamos fazer antes de instalar o Laravel, é configurar nosso ambiente, lembre-se que a instancia vem sem nada, precisamos configurar tudo do zero.

Precisamos atualizar os pacotes locais para atualizar a lista de pacotes disponíveis, só então adicionar os pacotes necessários:

sudo apt-get update
sudo apt-get install nginx mysql-server php5-mysql php5-fpm php5-cli php5-mcrypt git

Nesse post vamos utilizar o Nginx juntamente com os pacotes PHP necessários para conseguirmos rodar o Laravel sem problemas. Também precisamos instalar o Git, já que ele é uma dependencia do Composer que irá gerenciar os pacotes do PHP quando instalarmos o Laravel.

Durante a instalação o MySQL irá fazer algumas perguntas relacionadas a senha do root (root password), mas caso você perca a chance de configurar uma senha nesta etapa, não se preocupe, é bem fácil faze-lo depois.

Configurando o MySQL

Bom, vou começar explicando pelo MySQL porque é o mais fácil de se configurar.

Depois de tudo instalado, vamos habilita-lo através do comando:

sudo mysql_install_db

Feito isso execute o comando abaixo para mantermos uma instalação mais “segura” informando a senha de root definida.

sudo /usr/bin/mysql_secure_installation

Será apresentada uma tela como esta:

Enter current password for root (enter for none):
OK, successfully used password, moving on...

Nessa hora você vai definir se quer mudar a senha de root novamente e outras várias opções onde você vai definir respondendo “n” para não e “y” para sim.

DICA: Por padrão você pode apenas apertar “ENTER” para as demais perguntas, pois o MySQL já traz valores default nesta etapa de configuração, como remover alguns bancos de dados que não são utilizados, desabilitar logins remotos como root e carregar algumas regras quanto ao proprio sistema do MySQL.

Feito isso vamos a configuração do PHP.

Configurando o PHP

Com o PHP e as demais ferramentas instaladas, precisamos abilitar o PHP-FPM já que estamos utilizando o nginx:

sudo vim /etc/php5/fpm/php.ini

Com o arquivo aberto, procure por cgi.fix_pathinfo e modifique o parametro para 0, o qual por default é configurado com 1:

cgi.fix_pathinfo=0

Isso impede que o PHP execute scripts com nomes similares quando não forem encontrados (sim, sério), e essa configuração é importante em questões de segurança, pois este comportamento permite que o servidor sofra tentativas de ataque e execute códigos que não deveria. Apenas salve o arquivo e podemos ser felizes.

Por ultimo precisamos habilitar é a extensão MCrypt que é uma dependencia do Laravel. Execute o comando php5enmod para habilita-lo facilmente de forma manual:

sudo php5enmod mcrypt

Agora só reiniciar o FPM e esta pronto a configuração do PHP:

sudo service php5-fpm restart

Feito isso vamos ao servidor.

Configurando o Servidor Nginx

Agora vem a parte legal da coisa, a configuração do nosso servidor de aplicação.

A primeira coisa que vamos fazer é definir o diretório root da aplicação. Nossa aplicação vai ficar localizada em /var/www/laravel. Coloquei Laravel apenas como convenção, mas você pode mudar para qualquer outro nome de sua preferência.

Normalmente apenas o folder /var esta criado por conta da estrutura FHS do sistema, mas nós vamos criar as outras pastas manualmente utilizando o parâmetro -p junto ao comando mkdir, que irá criar os folders necessários para construtir o path passado como argumento:

sudo mkdir -p /var/www/laravel

Feito isso, vamos adicionar a localização da nossa aplicação no bloco de configuração do Nginx:

sudo vim /etc/nginx/sites-available/default

Esse arquivo tem N coisas, mas relaxa, vamos basicamente modificar o bloco server {}:

server {
    listen 80 default_server;
    listen [::]:80 default_server ipv6only=on;

    root /var/www/laravel/public;
    index index.php index.html index.htm;

    server_name <server domain / IP>;

    location / {
        try_files $uri $uri/ /index.php?$query_string;
    }

    location ~ \.php$ {
        try_files $uri /index.php =404;
        fastcgi_split_path_info ^(.+\.php)(/.+)$;
        fastcgi_pass unix:/var/run/php5-fpm.sock;
        fastcgi_index index.php;
        fastcgi_param SCRIPT_FILENAME $document_root$fastcgi_script_name;
        include fastcgi_params;
    }
}

Nessa etapa, modificamos o document root para /var/www/laravel/public, onde está o arquivo base da aplicação (index.php) que também foi adicionado na linha abaixo de arquivos de index.

Em server_name mudamos de localhost para o domínio ou IP do servidor. Caso você ainda não tem nenhum domínio configurado, apenas adicione o endereço IP do servidor.

Modificamos a entrada try_files que tentará por default servir um arquivo como padrão, mas caso o arquivo/rota não existir, o usuário sera redirecionado para o arquivo index.php da aplicação que pode ser seguido por uma query string como parâmetro opicional.

Foi criado um bloco específico para a execução de arquivos PHP, o qual ira tratar qualquer request a origens *.php e irá redirecionar como parâmetro para o nosso arquivo index.php.

Também foi habilitado o fastcgi_* que possui uma série de configurações para a execução correta através do socket feito com o PHP-FPM para se comunicar com o arquivo index.php usando diversas operações e tratamentos, e, utilizando o SCRIPT_FILENAME como parâmetro para que o PHP localize as requests corretamente e redirecione se necessário.

Salve o arquivo quando terminar estas edições e reinicie o servidor com o comando abaixo:

sudo service nginx restart

Instalando o Laravel via Composer

Agora sim, com tudo configurado e rodando direito, vamos a instação. Primeiro volte para o diretório home do seu usuário. Vamos a instalação do Composer:

cd ~
curl -sS https://getcomposer.org/installer | php

Esse comando irá gerar o arquivo composer.phar em seu diretório home. Por mais que seja possível rodar a partir deste diretório, uma melhor estratégia é mante-lo disponível globalmente, dessa forma precisamos renomea-lo e move-lo para a pasta local:

sudo mv composer.phar /usr/local/bin/composer

No fim, apenas removemos a extensão do arquivo quando o mudamos de lugar, mas agora temos o comando composer instalado globalmente em nosso servidor.

Vamos instalar o Laravel, mas lembre-se que configuramos nosso servidor para servir a aplicação a partir do diretório /var/www/laravel:

sudo composer create-project laravel/laravel /var/www/laravel

Agora, com o Laravel instalado no path /var/www/laravel precisamos dar permissões para que o servidor possa executar os arquivos sem problemas:

sudo chown -R :www-data /var/www/laravel

Nota: www-data é o grupo de usuários que o Nginx utiliza.

Vamos também alterar as permissões no diretório /var/www/laravel/app/storage apenas para escrita, para evitarmos problemas na execução da aplicação:

sudo chmod -R 775 /var/www/laravel/app/storage

Por fim, como Laravel é um framework PHP, o que deixa claro que não precisamos compilar nada, acesse sua aplicação pelo domínio ou IP do servidor para verificar se tudo esta rodando corretamente:

http://<server domain / IP>

Conclusão

Tudo o que foi mostrado aqui pode ser encontrado facilmente na internet visitando algumas páginas do Google e até mesmo os tutoriais no site da Digital Ocean.

References

Join the Conversation