Retrospectiva 2015: Uma Odisseia Fascinante

Em description: 2015 pra mim foi sensacional em praticamente todos os sentidos!

Eu gostei muito do estilo que o @Willian_justen fez no blog dele, então vou copiar. :)

O meu eu profissional

Comecei o ano bem, trabalhando na Tripda, onde aprendi muito com caras como @nelson_senna, @dannjesus e @marcelioleal, o que me permitiu crescer tanto profissionalmente, quanto pessoalmente.

Lá eu vi como valores são levados a sério, pessoas comprometidas trabalhando juntas com um único propósito: Fazer o usuário feliz!

Sem dúvidas foi uma das melhores empresas que já trabalhei, e provavelmente a melhor equipe que já trabalhei até hoje, e isso não poderia ficar em branco, não pelo que agregou na minha vida.

Obrigado Tripda!

Sai de lá depois de 1 ano, quando recebi uma proposta que de certa forma estava alinhado com alguns dos meus objetivos profissionais, bem como novos desafios.

Hoje estou trabalhando como Sênior Front End Developer na Oi Internet, onde além de utilizar novas tecnologias (Angular/React), também ando fazendo coisas legais com NodeJS <3.

Também acabei me envolvendo com a Novatec, onde agora também estou ministrando cursos, onde incentivei meu amigo @wbrunom a fazer o mesmo no início de 2015.

Reconhecimento: Sou quase conhecido

Além do blog, ocasionalmente eu crio coisas no Github, projetos Open Source, etc.

Achei surreal que pessoas me conheciam, seja por palestras, pelo blog e por conta de projetos como o Sabesp API (o qual precisa de refactor e alguns testes).

Ow, você que é o Rafaell Lycan né? Da API Sabesp? Como você fez?

Acho que alguém me reconhecer por isso foi a coisa mais engraçada, e num meetup de Android realizado pelo @ubiratanfsoares utilizando a API, duas pessoas vieram tirar dúvidas sobre Node e JavaScript.

Achei simplesmente fantástico a experiência, e espero continuar podendo colaborar.

Estatísticas do Blog

Por mais que eu não tenha, feito muitos posts durante o ano, tive uma média razoável de acessos, principalmente quando arrumei algumas coisas quanto seo, e comecei a falar sobre AngularJS e mais recentemente sobre React.

Google Analytics em 2015

Posso dizer que o resultado de escrever pouco, mas algo que realmente eu julgue como interessante foi realmente satisfatório. Foram mais de 15 mil acessos durante o ano, onde o Brasil teve 89%, seguido por 4% de Portugal e o restante dividido entre USA, Itália, Irlanda e Índia, o que tem me motivando a escrever em inglês também, tanto para praticar quanto para tornar a informação mais acessível.

Os 5 posts mais acessados foram:

Eventos

Olha, esse ano foi um tanto quanto interessante quanto a eventos pra mim; Fui em vários eventos e meetups, gostaria de ter ido até em mais, mas por falta de tempo/planejamento não consegui ir em alguns como o Front-end Carioca, Front in Aracaju, DevFest e a RubyConf,

Dessa vez palestrei bem menos também, apenas no TDC São Paulo e em meetups sobre Laravel e JavaScript. Em contra partida, passei por alguns lugares como Porto de Galinhas, Porto Alegre e São José dos Campos.

Conheci muita gente e também reencontrei muita gente acho que é padrão, além é claro de ter aprendido muito.

Projetos Open Source

Sempre gostei de ver código dos outros na web, mas tinha preguiça de fazer algumas coisas como resolver issues, etc. Hoje estou com um pensamento um pouco diferente, não estou dizendo que vou ser virar o senhor troubleshooter, nem nada do tipo, mas que vou me dedicar um pouco mais, colaborando com módulos de terceiros para Angular e alguns outros projetos mais pontuais utilizando Node e React.

Gráfico de contribuições no Github

Não, não sou tão ativo quanto eu gostaria no Github;

Não, não vou brincar de fazer desenhos no gráfico através de commits;

Mas sim, pretendo e vou continuar a criar coisas legais no Github, tanto para estudo quando por diversão.

Recentes:

Vida, Hobbies, etc

Esse ano não pretendo investir apenas na área técnica, pois tenho alguns objetivos como morar fora embora esteja em dúvida entre Canadá e a Europa, o que também me leva a aprender um novo idioma o quem tem sido planos bem interessantes ultimamente.

Esse ano vou investir algum tempo para aprender fotografia, que é uma outra área que realmente gosto e acho interessante no ponto de vista criativo.

Trocar alguns livros técnicos por algo mais humano já tenho uma lista, terminar alguns jogos que comprei e estão empoeirados, viajar mais pelo Brasil também tenho lista, e também aprender a cozinhar de verdade, chega de apenas o bom e velho arroz, feijão e bife. :P

Sério, sei tenho que melhorar muito em quesito técnico, NodeJS, Testes, Design Patterns, React, etc… mas se eu me focar apenas nisso, que graça vai ter?

Enfim, meu 2015 foi simplesmente animal! E sem sombra de dúvidas 2016 vai ser melhor, com mais eventos, com mais pessoas para conhecer e alguns projetos que vão rolar. Fiquem ligados.

Vem 2016!

Join the Conversation