Laravel Valet: Agilidade no seu ambiente local

Se você esta familiarizado com a comunidade PHP, provavelmente você deve estar familiarizado com o grande número de framework populares nesse meio hoje. Um dos mais falados da atualidade é o Laravel.

Recentemente (6 de Maio), @taylorotwell (criador do Laravel) lançou algo chamado Valet (ou mais especifico “Laravel Valet”), que visa fazer o seguinte:

“Valet is a Laravel development environment for Mac minimalists. No Vagrant, No Apache, No Nginx, No /etc/hosts file. You can even share your sites publicly using local tunnels. Yeah, we like it too.”

Aparentemente foda não é mesmo?

O mais legal é que o Taylor disse em poucas palavras que a motivação foi:

“I wanted to have the convenience of php artisan serve without ever having to run php artisan serve

Veja um comercial criado por @adamwathan mostrando como Valet funciona. Vale a pena assistir, tem algumas partes bem divertidas em que ele solta alguns palavrões (som de bips).

Eu particularmente fiquei alguns meses longe da comunidade Laravel e não consegui postar antes, porem isso foi bom por conta das melhorias e tudo mais o que rolou para as versões seguintes.

Mas já mudou?

Inicialmente, Valet utilizava um mini servidor HTTP através do DnsMasq para processar as requisições para o domínio .dev em seu ambiente local. Bem, na versão 1.1.0 que foi lançada alguns dias depois, eles colocaram o Caddy como servidor que possibilitou melhorias significativas e também permitiu ter multiplus apps utiizando Valet sem bloquear o servidor.

Se você já instalou e não gostou, ou mesmo se você esta feliz com a versão anterior, atualiza ai:

composer global update

Depois disso execute o comando valet install para criar um novo arquivo do Caddy (Caddy daemon) no seu sistema.

Suporte

Bem, este é o ponto que eu quero tocar e espero que você que é desenvolvedor PHP (até mesmo os xiitas) entendam meu ponto.

Eu sou desenvolvedor PHP a pouco mais de 2 anos. Passei do estruturado ao pseudo OO, CodeIgniter, Zend/Magento e outras drogas.

Quando eu li sobre o Valet, uma das coisas que mais me tocou na sua documentaçao foi que ele instala o mínimo possível em seu ambiente OSX (preciso atualizar meu dotfiles), é rápido e tem suporta diversos frameworks:

  • Laravel
  • Lumen
  • Symfony
  • Zend
  • CakePHP 3
  • WordPress
  • Craft
  • Statamic
  • Jigsaw
  • Static HTML

Sejamos sinceros, é muito foda isso, inclusive já testei com WordPress e Symfony e rodou lindamente.

Então, você não precisa desenvolver especificamente no Laravel para ter um bom ambiente de desenvolvimento.

OSX Only

Sim, por hora o suporte esta disponível apenas para OSX, e sim essa é a maior reclamação daqueles que descobrem e entendem o Valet.

Embora seja possível faze-lo funcionar no Linux por conta da arquitetura que ambos os sistemas tem e o suporte a versões mais antigas do PHP. Windows provavelmente nunca sera uma opção ao Valet, mas isso quem irá dizer é o tempo.

Não, não é uma conspiração voltada a usuários apple, o lance é, com o gerenciador de pacotes do OSX (Homebrew), fica muito fácil desenvolver projetos por conta da variedade de pacotes e outros padrões pré-instalados.

Setup

Para instalar o Laravel Valet é bem simples na verdade, basta você ter um Mac e algumas ferramentas instaladas.

Requisitos

  • Sistema Operacional Mac;
  • Homebrew;
  • Não ter nenhuma programa utilizando a sua porta :80 como o Apache ou Nginx.

1. Instalando o Homebrew

Bom para que não sabe o Homebrew é o gerenciador de pacotes do OSX, e sem dúvidas é a forma mais fácil de instalar pacotes no sistema. Para instalar, basta rodar o comando abaixo em no terminal:

/usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"

Se você receber algum tipo de erro durante a instalação, verifique se você já possui o Xcode Command Line Tools.

2. Atualizando o Homebrew

Caso você já utilize o Homebrew, sempre é uma boa opção atualiza-lo através do comando brew update;

brew update

Aproveite também para verificar se todos os serviços estão funcionando através do comando brew services list;

brew services list

3. Instalando o PHP 7.0

Sim, nós vamos utilizar o PHP 7 com o Valet. Caso você pense que isso pode ser um problema, basta apenas verificar se a sua aplicação rode em versões anteriores, como por exemplo o WordPress que a versão mínima é o 5.2.4. O legal de se utilizar o PHP 7 é que podemos utilizar coisas novas em nosso sistema, mas se você não encherga a necessidade disso e seu desenvolvimento é focado em um ambiente de produção com versões anteriores pode prosseguir com o desenvolvimento normalmente.

Para instalarmos o PHP 7 via brew, utilize o comando: brew install php70;

brew install php70

4. Instalando o Valet

Agora vamos instalar o Valet, e para fazer isso você precisa ter o Composer instalado na sua maquina globalmente. Veja na documentação oficinal como faze-lo.

Verifique se você tem o Composer instalado globalmente no seu PATH (Se você trabalha a algum tempo com PHP você provavelmente já tem), caso contrário adicione ao seu .bash_profile a seguinte linha:

export PATH="$PATH:$HOME/.composer/vendor/bin"

Feito isso, execute no terminal o comando: composer global require laravel/valet;

composer global require laravel/valet

Até este ponto nós apenas adicionamos as dependências necessárias e precisamos instalar de fato o Valet, e para faze-lo, basta rodar o comando: valet install;

valet install

Pronto., veja um fragmento interessante da documentação:

“Valet will automatically start its daemon each time your machine boots. There is no need to run valet start or valet install ever again once the initial Valet installation is complete.”

5. Comandos

Uma vez que o Valet esta instalado, você tem tudo necessário para testar seus sites, mas antes disso você precisa saber os comandos básicos que ele possui, nesse caso vamos começar pelos 2 mais básicos:

  • park: Adiciona um diretório inteiro ao Valet;
  • link: Cria uma link simbólico de um único site para o Valet.

Eu particularmente utilizo o park no diretório ~/Sites no meu usuário, e cada pasta vira um projeto Valet a ser executado. Por exemplo se eu executar dentro do diretório o comando laravel new blog eu posso simplesmente abrir meu navegador e acessar http://blog.dev e a tela de boas vindas do Laravel vai aparecer.

Se você quiser utilizar um folder que esta em outro lugar no seu sistema, o comando link pode ser mais interessante. Se eu estiver por exemplo na minha pasta ~/Downloads e rodar o comando valet link minha-app, isso irá criar um link simbólico dentro para o meu diretório Valet e também vai me permitir abrir no meu navegador http://minha-app.dev.

Para verificar todos os links criados você pode utilizar o comando valet links e caso não esteja mais utilizando algum deles ou o folder não exista mais utilize valet unlink nome-da-app.

Uma outra coisa interessante é que você pode compartilhar a URL da sua aplicação com outras pessoas através do comando share, para isso basta acessar a pasta do seu projeto (ex: ~/Sites/blog) e executar valet share. Isso vai exibir a URL pública que pode ser vista em qualquer navegador (é bem similar ao BrowserSync).

Existem outros comandos que você pode visualizar através do comando valet --help.

Existem uma série de comandos úteis como logs que eu acho muito útil quando estou utilizando o Laravel, start, stop, restart e muitos outros.

Conclusão

É claro que eu ainda preciso utilizar muito mais o Valet, além disso ele possui algumas PR’s com supostas melhorias, e por ser novo é bem provavel que seja reportado um problema ou outro.

É bem provavel que em posts futuros eu mostre o setup de alguma aplicação utilizando a ferramenta.

Dúvidas, críticas e sugestões relacionadas ao post serão muito bem vindas.

References

Join the Conversation