Node101: Começando com Node.js - Semana 0

Node101: Começando com Node.js

Olá, seja bem vindo.

Este é o primeiro artigo de uma série sobre desenvolvimento de Apps utilizando Node.js, carinhosamente chamado Node101. Nesta série você vai aprender sobre o ecossistema e como desenvolver/entregar aplicações com Node.js.

Um projeto de aprendizagem

Quero te fazer uma pergunta muito importante, e isso vai dizer se você deve ou não se esta série é para você. Vamos imaginar o seguinte cenário:

Por algum motivo surge uma nova oportunidade, digamos que o seu CTO ou uma outra empresa que tenha interesse em você te faz a seguinte pergunta:

Estamos desenvolvendo um novo produto, e gostaríamos de saber se você imagina que consegue aprender Node.js até que se junte com a gente? (Ou algo nessa linha)

Qual seria a sua resposta?

A minha resposta seria:

Claro, vou aprender Node.js depois do trabalho nos próximos 2 meses antes de me juntar a vocês. 👍

Para cumprir minha promessa eu devo planejar um projeto de aprendizado dentro de um período especifico.

O objetivo aqui é fazer um projeto simples, onde eu posso compartilhar o que já sei e também aprender coisas novas durante esses 2 meses, eu vou tentar escrever um artigo a cada semana, mas não vou prometer nada por hora.

Porque

Nos próximos meses vamos aprender o básico de Node.js e também as ferramentas e frameworks mais utilizados no mercado onde espero concluir tudo em 5 ou 6 etapas.

A cada novo capitulo, veremos não somente uma coisa diferente, mas também como eu aprendi e estou utilizando Node.js nos últimos anos. Escrever sobre o que aprendi é uma maneira de ensinar e reforçar o conhecimento que tenho, e outro motivo para tornar este projeto de aprendizagem público no blog é que eu tenho que ser responsável pelo que digo/escrevo e eu não posso abandonar o projeto no meio do caminho, não importa o quão difícil/grande ele se torne.

Então fique atento para a série de tutoriais nas próximas semanas.

PS

Eu não sou expert em Node.js, venho trabalhando com essa tecnologia constantemente a pouco mais de 1 ano, então tomei a liberdade de convidar o @wbrunom que é meu amigo, mentor e um dos melhores desenvolvedores JavaScript que conheço no Brasil para me ajudar a revisar tudo o que vamos aprender.

Ah! Antes que eu me esqueça, ele também escreveu um livro de Node.js que você deveria dar uma olhada.

Esta série não é voltada para o aprendizado de “micro-serviços” nem nada do tipo, o nosso objetivo principal é criar uma aplicação do zero ao deploy, onde vamos ver alguns passar pela organização de projeto, autenticação e utilização de serviços externos.

Isso é tudo.

Join the Conversation