Utilizando Laravel Valet no Ubuntu

Primeiro eu gostaria de esclarecer que só descobri tal feito devido a um Meetup aqui em Barcelona na semana passada, e o melhor, não tinha nada a ver com PHP, mas um dos membros com N stickers de PHP em seu notebook ensinou-me o caminho das pedras. :metal:

Depois de passar um tempo utilizando Laravel Valet, você nunca mais vai querer fazer o setup de uma aplicação PHP na sua maquina de novo, porem, recebi algumas pessoas comentando se já existia uma versão para Linux já que no post anterior expliquei que ele foi feito para OSX.

Ao menos o desenvolvimento oficial do projeto foi feito para usuários Apple, mas como grande maioria dos desenvolvedores utilizam alguma distribuição Linux, acredito que a comunidade PHP viu ou não as vantagens de ter um ambiente de desenvolvimento em alguns minutos com praticamente nenhuma configuração.

O módulo Valet Linux foi criado pelo @cpriego e tem uma documentação simples e clara.

Eu utilizei a distribuição Ubuntu em sua ultima versão (17.10), mas acredito pode você possa utilizar a distribuição de sua preferência.

Instalação

A instalação é bem simples, primeiro de tudo tenha certeza que você tenha instalado ao menos a versão 5.6 do PHP (recomendo utilizar o 7) e também o Composer.

Depois, você precisa adicionar os seguintes pacotes:

sudo apt-get install libnss3-tools jq xsel

Por fim instalamos o pacote via composer e rodamos o comando para fazer o setup inicial:

composer global require cpriego/valet-linux
valet install

Se você tiver algum serviço rodando como o Apache ou Nginx por exemplo, tenha certeza de parar o processo e rodar o comando valet install novamente.

Depois disso, você pode utilizar os comandos park, link e status mencionados no post anterior.

Por vício, eu criei uma pasta em /var/www/ e adicionei um link simbólioco na /home do meu usuário como www, e além disso, você pode instalar o phpMyAdmin para gerenciar o seu Banco de Dados criando um link simbólico para onde esta configurado seu park, e acessar via phpmyadmin.dev.

ln -s /usr/share/phpmyadmin /home/$HOME/MyParkFolder

It's magic!

Dica: Não se esqueça de rodar valet start, eu esqueci :ghost:

Conclusão

Agora não tem mais desculpas para utilizar Valet, tudo esta funcionando muito bem e o melhor que isso, rodando no Linux.

Compartilhe o seu sucesso ou não e qual a sua distribuição utilizando Valet Linux.

Join the Conversation